23 de março de 2018

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. Livro que já começa a impactar pelo título, que mais parece uma poesia, uma sina, o avisar de uma tragédia. Uma paixão, uma intensidade. Algo belo e algo triste. Foi exatamente assim que me senti ao virar a última página: impactada.

"Alguns amores levam à ruína. Eu soube disso desde a primeira vez em que Lavínia entrou na minha casa."

eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Marçal Aquino traz uma história ambientada do interior do Pará, onde o narrador é o fotógrafo Cauby, que veio de São Paulo para passar um tempo explorando a região. Ele logo encontra Lavínia, uma mulher tão bela quanto misteriosa - uma mulher que vai mudar completamente o rumo da sua vida.

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios é o tipo de livro que mostra o amor em sua essência. O amor cru e intenso. O amor firme, verdadeiro, mas também imprevisível. Cauby e Lavínia se envolvem de uma forma natural, o desejo que logo vira ternura e logo se transforma em algo maior, algo que definitivamente nenhum deles jamais esperou.

A história é narrada em flashbacks. O Cauby do presente, que ainda sofre as consequências de suas escolhas, nos ambienta em relação à ordem cronológica dos infortúnios que marcaram sua vida e a todo momento solta nuances que nos fazem confabular sobre o que pode de fato ter acontecido. Isso é o que nos mantém presos à história, que algumas vezes perde um pouco do ritmo por estar muito intrincada ao passado. Nossas expectativas estão no presente e queremos logo descobrir os caminhos que o levaram até ali. Ou o caminho: Lavínia. Queremos descobrir o que tem essa mulher, quem ela é, por que ela é capaz de despertar sentimentos tão profundos. Quem é Lavínia?

eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Lavínia foi a ruína particular de Cauby - logo vamos compreendendo o quote que afirma isso, ainda no início do livro. Ela convive com seus próprios demônios e praticamente o suga para dentro de seu caos sem ter qualquer intenção disso, sem que possa ao menos perceber. Ela é uma mulher absolutamente incompreensível: recatada, impulsiva, doce, vulgar. Todas em apenas uma. Quantas de nós não somos assim para conseguir sobreviver? Quantas de nós não fugimos um pouco de nós mesmas quando a realidade nos exige demais? Eu acredito que existe um pouco de Lavínia em cada mulher que coloca as mãos nessa história. E em cada uma que não coloca também. 

eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

A mujeres como yo no las conoces; las contraes.


Essa frase está exposta nas primeiras páginas da obra e resume bem a sua essência. Cauby contraiu Lavínia e agora vive os efeitos colaterais dessa "doença". E tudo bem - se esse é o preço a pagar, ele está plenamente disposto. E é isso o mais incrível de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. A entrega.

"Não me canso. Recito em voz alta: Lavínia. É música na minha boca. Minha canção e meu estandarte. Meu poema sujo de sangue. E meu apelo para que volte."

É incrível, é bonito e é triste. Eu amei esse livro de tantas formas que estou caindo em repetição ao tentar falar sobre ele, mas é isto: ele é incrível. A forma como tudo se encaixa e como são colocados os sentimentos finais me fez respirar fundo e ficar meia hora olhando para a parede pensando na intensidade de tudo o que eu tinha acabado de ler. É um livro que faz sentir.

eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

Por inúmeras vezes me vi na Lavínia. E por mais assustador que isso possa parecer em alguns momentos, é natural. É natural porque ela é uma mulher que foi muito maltratada pela vida e que luta para se manter sã, para se manter limpa e fiel a si mesma. Pareceu familiar? Porque é. E é porque esse é um resumo da vida de muitas mulheres na nossa sociedade. Mulheres que querem desesperadamente se manter sãs enquanto a vida em nada colabora para isso.

Por uma perspectiva, Cauby também pode ter sido a ruína da Lavínia - mas é também a sua salvação. Entendem quão complexa se torna essa relação? E o quanto ela pode nos fazer refletir? Repito: é algo que nos faz sentir.

Quando o título do livro já é uma poesia não dá para esperar menos da sua história.

eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios

"Nunca prometemos nada um ao outro, e eu sabia que podia acabar de repente. Poema que cessa antes de virar a página. Um haikai. Na prática, contudo, não me conformava com a ideia. Eu queria mais."






Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios só tem um defeito: o preço é um pouco salgado. Mas eu não hesito em dizer que vale a pena cada centavo, especialmente por ser uma obra nacional. 

*Compras realizadas na Amazon pelo nosso link nos ajudam com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso! É lá onde costumamos comprar nossos livros, mas vocês também podem dar uma olhada em lojas como a Saraiva e resgatar cupons de desconto no site Cupom Válido para ajudar a diminuir o custo e ter essa história tão linda em mãos. 



 


Escrito por: Jennifer Macieira


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conta sua opinião. ♡ Assim que podemos, publicamos e respondemos todos os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

https://twitter.com/maccieirahttps://www.instagram.com/jennifermacieira/https://www.flickr.com/photos/113227884@N07/



https://www.instagram.com/lisete_reis/https://www.flickr.com/photos/153046504@N02/

Facebook

Instagram

Youtube

Newsletter

Publicidade

Booking.com