30 de março de 2016

Salvador, meu amor | Diário de Viagem

 ... a raiz de todo bem de tanta fé” 

 Pelourinho, Salvador - BA {março 2016}

(Sim, estou cantando Saulo hoje. Maroon 5, aguenta aí!)

Os que viram o primeiro post da Jen devem estar bastante familiarizados com os motivos que nos levaram a essa viagem juntas - se você não está, vem cá! -, além dos locais que nós visitamos no sábado que antecedeu o show. Mas fotos nunca são demais, ainda mais quando tiradas sob uma perspectiva diferente, e isso também serve para opiniões.

Aqui, vou compartilhar as minhas e citar de uma vez todos os lugares que conhecemos, porque eu, honestamente, estou louca para chegar no post do show e dividir com vocês as maluquices, além do quanto foi lindo! 

Se você quiser conferir o segundo post da Jen antes de continuar, clica aqui. :) 

  Somewhere in the sky  ♥ | Salvador - BA {março 2016}

Pra começar, minha impressão mais forte sobre Salvador foi a de que a cidade é muito bonita. Eu adorei o verde espalhado pelas construções e o mar revolto, cheio de pedras, compondo o cenário da orla.

Essa questão da natureza pode passar despercebida para quem mora lá, mas posso garantir que quem vem de fora nota com rapidez e um passeio de carro já se torna um atrativo à parte. 

Dito isto, preciso mencionar a saída do aeroporto, que é só amor, viu? 

  Salvador - BA {março 2016}
Apenas nesse caso, vou roubar uma foto da Jen pra vocês entenderem do que estou falando. :)

Salvador também é uma cidade enorme (sério mesmo, os preços das nossas corridas de táxi não me deixam mentir), mas isso não chegou a ser um empecilho, principalmente por causa do avô da Jen e da Jess, que é do interior e deu uma passadinha na capital. 

Ele acabou nos guiando no nosso primeiro destino: o Centro Histórico.

  Centro Histórico de Salvador - BA {março 2016}

A região do Centro Histórico nos recebeu muito bem, como vocês sabem. A frase que deu título ao post anterior, Sorria, você está em Salvador, foi dita assim que estacionamos o carro, perto do Elevador Lacerda e, claro, me arrancou o maior sorriso bobo do mundo. 

  Elevador Lacerda, Salvador - BA {março 2016}
Só um pouco alto, hein?

Isso me lembra de que minha impressão sobre as pessoas em Salvador foi muito controversa! Ao mesmo tempo em que adorei completamente algumas, pela prestação e simpatia, como esse mocinho que nos recebeu e o taxista que nos levou/buscou do aeroporto, por exemplo, muitas vezes me senti indignada diante da reação de alguns quando seus serviços são recusados e isso acontece, especialmente, nos pontos turísticos. Acho que a Jen chegou a mencionar isso pra vocês também.

Nesses casos, o melhor é mesmo ignorá-los e aproveitar o lugar, que é de uma arquitetura pra ninguém botar defeito e o que realmente faz valer a viagem. No maior estilo cidade do interior dentro da cidade grande, o Centro Histórico e o Pelourinho se tornaram um dos meus cantinhos preferidos. 

  Pelourinho, Salvador - BA {março 2016}
  Pelourinho, Salvador - BA {março 2016}

Fizemos o caminho do Elevador Lacerda até lá bem tranquilamente, passando pela Praça da Sé, o Monumento da Cruz Caída e a Fundação Casa de Jorge Amado, até o Largo do Pelourinho. Em momento nenhum me senti insegura, mas (lá vem o clichê) é muito importante ficar bem atenta às coisas ao redor. 

Acho que a proximidade do avô das meninas ajudou a afastar alguns ambulantes inconvenientes, mas sem todos os conselhos que nós vimos nos blogs por aí afora, poderíamos ter caído fácil na conversa das baianas ou de algum “guia turístico”.

  Praça da Sé, Salvador - BA {março 2016}
  
Ainda assim, a gente pode e deve admirar tudo, porque cada rua traz uma beleza diferente, até as casas que não foram restauradas ainda. É muito amorzinho mesmo, de verdade!

A Jen ganhou o dia tirando muitas fotos com a câmera e eu acho que a convivência com essas amigas fotógrafas está me atingindo em algum nível, hahaha. Aqui vão mais algumas que eu tirei com o celular mesmo:

  Praça da Sé, Salvador - BA {março 2016}
Minhas parceiras dessa aventura 

  Pelourinho, Salvador - BA {março 2016}
Mais uma do Pelô 

  Praça da Sé, Salvador - BA {março 2016}
E mais uma da Praça da Sé (maravilhosa e colorida) 

Acabei não levando a minha câmera por conveniência e, vamos admitir, um pouco de medo também, já que só passaríamos um dia e o pessoal na web me colocou para baixo em relação à segurança, mas acabou sendo tão tranquilo, como eu falei, que da próxima eu acho que já posso ~ não ~ pensar tão direitinho. 

Essa região ainda rendeu muito pra gente, porque almoçamos no Mercado Modelo e eu, particularmente, fiquei um tempãaao (ok, nem tanto, porém mais do que gostaria) procurando algo relacionado aos tão famosos acarajés baianos para comprar de lembrança e levar para o meu pai. Até fiz as meninas e o Gabriel, nosso amigo que também viajou pelo show, me ajudarem. Tadinhos (desculpem, viu?).

  Elevador Lacerda, Salvador - BA {março 2016}
Olha o Mercado Modelo ali embaixo! :)

A questão é que meu pai adora e até aprendeu a fazer, mas, acreditem, não tem NADA relacionado aos acarajés no artesanato de lá. Vai entender, né? </3 Então deixa eu corrigir algo que a Jen disse sobre o Mercado Modelo... lá tem de ~ quase ~ tudo! :p

O preço do almoço no andar de cima é um pouco salgado, mas tem música ambiente e uma vista belíssima da Baía de Todos os Santos. Acabou sendo uma boa pedida e dividir sempre acaba ajudando a não pesar no bolso. Deixa eu mostrar mais fotinhos:

  Baía de Todos os Santos, Salvador - BA {março 2016}
  Baía de Todos os Santos, Salvador - BA {março 2016}
  Elevador Lacerda, Salvador - BA {março 2016}
Essa última já é saindo do Mercado Modelo. 

Depois, seguimos para a igreja mais famosa de lá, uma das mais de trezentas (também fiquei boquiaberta) existentes na cidade, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, e ela acabou sendo outro lugar que eu gostei. :)

  Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Salvador - BA {março 2016}

O problema em relação a essa igreja foi um só: não comprei nenhuma fitinha de lembrança. Fico louca da vida comigo mesma só de lembrar! Nós estávamos tão apressadas, mas não tem desculpa, não sei o que me deu. Loucura define. </3

  Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Salvador - BA {março 2016}
  Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Salvador - BA {março 2016}

Só as fotos me consolam.

  Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Salvador - BA {março 2016}

Por último, o nosso destino foi o Farol da Barra, perto das 16h, porque calculamos que pegaríamos o pôr do sol, mas fomos claramente péssimas fazendo essa conta e logo cansamos de esperar. 

Que vida, gente. 

  Farol da Barra, Salvador - BA {março 2016}

Poréem, ainda com a luz forte, o local conseguiu render bons cliques.  Ele é muito legal, um dos pontos mais singulares da cidade! Pela construção do farol, da orla e pela praia em si, que rende paisagens diferentes tanto do lado esquerdo quanto do direito.

  Farol da Barra, Salvador - BA {março 2016}
  "feel the beat in the rhythm of my steps" ♥
  Farol da Barra, Salvador - BA {março 2016}
  Farol da Barra, Salvador - BA {março 2016}
  Farol da Barra, Salvador - BA {março 2016}

Lá dentro ainda tem um Museu Náutico no qual a entrada custa dez reais e de onde é possível subir até o farol. A vista deve ser maravilhosa!

Como a Jen explicou, não chegamos a ir, mas aceito a descrição de quem foi. Alguém aí conhece? :)

  Farol da Barra, Salvador - BA {março 2016}

Tivemos apenas um dia para curtir Salvador, já que o domingo inteiro foi reservado para o show, então esses foram os lugares que conseguimos conhecer. Para encerrar, não poderíamos deixar de ir até o Rio Vermelho e experimentar a culinária tão famosa das baianas, mas a noite acabou cedo. 

Logo mais vocês vão ver a nossa saga para conseguir a grade e entender, hahaha. E agora é pra valer! No próximo post, voltamos com o diário do show.

Mais fotos dessa e outras viagens, vocês podem encontrar lá no meu instagram.

Um beijo,
Lis


Escrito por: Lisete Reis


 

2 comentários:

Nos conta sua opinião. ♡ Assim que podemos, publicamos e respondemos todos os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

https://twitter.com/maccieirahttps://www.instagram.com/jennifermacieira/https://www.flickr.com/photos/113227884@N07/



https://www.instagram.com/lisete_reis/https://www.flickr.com/photos/153046504@N02/

Facebook

Instagram

Youtube

Parceria

Newsletter

Publicidade

Booking.com