24 de fevereiro de 2016

Estação Cabo Branco | Diário de Viagem

  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}

Oi, gente!

Depois da surpresa maravilhosa que tive ao conhecer o pôr do sol na Praia de Jacaré  assim que cheguei em Paraíba, o estado continuou me encantando.  A Estação Cabo Branco valoriza muito a capital, proporcionando várias atividades ao povo de lá e maravilhando os visitantes como eu.

  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}

Ela foi arquitetada por ninguém menos que Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, e é bem comum as pessoas o associarem a algumas estruturas importantes em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e outras até fora do país, mas ele deixou sua marca pelo nordeste também e eu adorei conhecê-la. Ela fica num dos principais bairros de João Pessoa.

A estrutura principal é a Torre Mirante (essa toda espelhada), onde há algumas exposições no primeiro e segundo andar, além de um terraço panorâmico. Uma pena que, quando eu visitei, os dois últimos estavam fechados para visitação, porque estavam fazendo algumas alterações.

Então, o primeiro andar foi o único que consegui conhecer, mas ele trazia uma exposição sobre quadrinhos bem legal, além de outras temáticas. 

  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}
  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}

Do estacionamento até a Torre Mirante, passamos por vários outros espaços que não posso deixar de mencionar, como o Anfiteatro, que fica num espaço aberto e recebe alguns espetáculos, e o Caminho do Conhecimento, que podemos visualizar antes de subir a rampa, sendo o espaço onde ocorre alguns experimentos ao ar livre. 

  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}
  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}
Meus artistas no Anfiteatro :)

Me lembro de ter ido num lugar assim – acho que em Pernambuco – quando eu estava terminando o ensino fundamental (com a Jen, inclusive!) e achei bem legal. Aqui não deu pra conhecer, porque os guias levam grupos às 16h e passei lá pela manhã, mas já deu para perceber como a área da ciência é incentivada por aqui. 

  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}
Caminho do conhecimento

A estrutura administrativa é outra parte fofinha da Estação, porque lá tem um painel incrível do Flávio Tavares, artista local, representando bem a cultura do estado e da cidade em si.

  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}
  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}

O painel é enooorme, como vocês podem perceber (tem 9 metros de comprimento!), e é cheio de detalhes pequenos quando observado de perto, então lá fui eu perguntar quantos anos demorou para terminar aquilo tudo... Agora imaginem minha cara quando o mocinho/funcionário respondeu “três meses”, hahaha.

Ele também contou que a mulher coroada de sol, no centro da pintura, representa que lá, por ser o ponto mais oriental das Américas, o sol nasce primeiro. ♥ Personalidades ilustres do estado também estão representadas, como Ariano Suassuna e José Lins do Rêgo.

Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}

Essa área administrativa também concentra algumas salas de convenções, auditórios e outras coisinhas, inclusive, foi nessa estrutura que assisti com minha família a uma sessão de projeções sobre os planetas. Durou uns 20 minutos e começou às 11h, mas devem ter várias sessões durante o dia todo.

Depois da minha tentativa frustrada de observar o céu mais de pertinho em Fortaleza, até que deu certo dessa vez, hahaha. Fiquei só na vontade de voltar à noite e visualizar de verdade através dos telescópios, mas não deu tempo, já que só passei um dia na cidade.

Outras exposições interessantes na Estação são as várias estátuas do artista Abelardo da Hora espalhadas pelo jardim, além de obras de outros artistas, e os serviços que o local oferece, como aulas de instrumentos, cursos técnicos, ioga, grupo de leitura, etc. ♥ Tudo é gratuito e, por isso, faço mil elogios aos investimentos feitos aqui.

A visitação também é gratuita.

  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}
  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}
Não sou estátua, mas podiam me contratar, né? :p

Passamos cerca de 2 horas lá e ainda não foi o suficiente para vermos tudo. Imaginem se os locais que eu mencionei que estavam interditados estivessem funcionando...

Achei muito legal a iniciativa e registro aqui a minha vontade de voltar!

Não vou estender o post aos outros locais que visitamos depois, mas volto em breve para falar sobre eles. Tem muita coisa bonita em João Pessoa (e pertinho da Estação).

  Estação Cabo Branco, PB {janeiro 2016}

Mais informações no site joaopessoa.pb.gov.br

See you ♥
Lis


Escrito por: Lisete Reis


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conta sua opinião. ♡ Assim que podemos, publicamos e respondemos todos os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

https://twitter.com/maccieirahttps://www.instagram.com/jennifermacieira/https://www.flickr.com/photos/113227884@N07/



https://www.instagram.com/lisete_reis/https://www.flickr.com/photos/153046504@N02/

Facebook

Instagram

Youtube

Parceria

Newsletter

Publicidade

Booking.com