30 de outubro de 2015

Bem-vindo a Napoli | Resenha

Bem-vindo a Napoli, Vivian Lopes

Alguns meses atrás, eu e a Lis fomos surpreendidas com um e-mail muito legal da escritora Vivian Lopes, em que ela nos apresentava o seu livro, Bem-vindo a Napoli. Ele estava grátis na Amazon por aqueles dias e eu me interessei na mesma hora por dois motivos: se passa na Itália e fala sobre futebol.

Eu sou apaixonada por futebol desde que me entendo por gente, então fiquei super animada com a possibilidade de ler uma história em que a personagem principal ama tanto esse esporte quanto eu! Nunca tinha encontrado algo parecido e fiquei bem feliz.

Bem-vindo a Napoli, Vivian Lopes

Paula é uma moça recém-formada em Letras que está de malas prontas para Nápoles, na Itália, onde vai ficar algum tempo trabalhando em uma pesquisa acadêmica. De início, ela fica bastante assustada com a ideia de morar sozinha em um lugar completamente diferente, longe dos amigos e da família, mas é claro que ela logo se adapta.

Bem-vindo a Napoli, Vivian Lopes

Grande responsável por essa rápida adaptação é a família Guicciardini, a qual pertence a sua nova vizinha, Giulia, e o irmão dela, Vicenzo. Paula logo se aproxima dos dois, especialmente do rapaz.

"Era por momentos como aquele, que desafiavam o provável e o possível, que ela amava futebol. Tudo pode acontecer até que o juiz apite o fim do jogo. Seu time pode defender o gol da derrota em um segundo e no seguinte marcar o gol da vitória."

Como eu já disse, a personagem principal é apaixonada por futebol, então é claro que não faltam narrações de jogos do Napoli. Eu adorei todas, achei que a Vivian consegue envolver muito bem o leitor com a adrenalina do jogo. É claro que nem todo mundo pode achar isso, porque muita gente não curte futebol, mas para essas pessoas o meu conselho é: dá uma chance ao livro! Até porque não só tem isso nele, o que nos leva de volta ao romance.

Bem-vindo a Napoli, Vivian Lopes

Ele não demora para acontecer, o que acaba sendo um ponto positivo, já que os obstáculos estão claros logo no início e fazer o casal demorar a perceber os sentimentos não seria muito coerente. Afinal, Paula está na Itália de passagem e Vicenzo é um jogador de futebol, o que significa que pode estar do outro lado do mundo no ano seguinte.

Eu achei muito legal e original essa abordagem da Vivian. Até porque esse universo do futebol não é nada desconhecido, principalmente pra gente aqui no Brasil: quantos garotos não vão embora do Brasil todo ano jogar em um time de fora? Muitos! E a gente quase nunca se pergunta quem eles deixaram para trás quando os vemos em ação. Mesmo que no caso do livro seja um pouco invertido, a situação ainda é válida e mais comum do que se imagina.

"(...) ele vai se desculpar. E, se ele não se desculpar, tudo bem, porque vou te contar um segredo.
- Qual?
- A Itália está cheia de italianos."

A protagonista tem uma personalidade muito amigável, ou seja: todo mundo no livro gosta dela. Isso torna quase impossível o próprio leitor não gostar, mesmo que de vez em quando eu tenha sentido falta de um pouquinho mais de diversão por parte dela e preferido o jeito da melhor amiga, Duda (a responsável pela frase brilhante do quote acima). Outra coisa que eu senti falta foi de um maior desenvolvimento em algumas cenas e diálogos, e também de uma definição mais certinha do futuro da Paula. Mas nada que tenha comprometido muito e eu gostei bastante do livro no geral. Acho que não preciso nem mencionar que acrescentei Nápoles na minha lista de lugares para visitar um dia!

Ah! Esqueci de adicionar a avaliação na primeira foto do post, como sempre fazia, mas eu o classifiquei com quatro estrelas. ♥ Leiam o livro, gente! Super recomendo.

"(...) pensar em todas as possibilidades do que poderia ter acontecido era quase assustador - nada lhe assustava mais do que as infinitas possibilidades não vividas."




Escrito por: Jennifer Macieira


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos conta sua opinião. ♡ Assim que podemos, publicamos e respondemos todos os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

https://twitter.com/maccieirahttps://www.instagram.com/jennifermacieira/https://www.flickr.com/photos/113227884@N07/



https://www.instagram.com/lisete_reis/https://www.flickr.com/photos/153046504@N02/

Facebook

Instagram

Youtube

Newsletter

Publicidade

Booking.com