14 de setembro de 2015

A Última Carta de Amor | Resenha

  A Última Carta de Amor, Jojo Moyes

Apesar de a sinopse não ter chamado muito minha atenção pela mudança de tempo e a perda de memória da protagonista, deveria ter previsto que a Jojo Moyes não me decepcionaria. Fui tocada pelo primeiro livro que li da autora – Como Eu Era Antes de Você – e com A Última Carta de Amor não aconteceu diferente.

  A Última Carta de Amor, Jojo Moyes

Os temas explorados, dessa vez, foram os romances proibidos, o que inclui o adultério. Confesso que essa não é uma situação que me anime para ler, já que não é algo que eu concorde, mas o livro me conquistou de uma forma extremamente inesperada. Somos apresentados a um romance apaixonante que atravessa gerações e se interliga com as relações mais modernas dos dias atuais.

Jennifer Stirling é uma mulher casada nos anos 60 com um homem rico, porém frio, chamado Laurence. Apesar da vida boa que leva, Jenny é constantemente cobrada por Larry para desempenhar um papel de esposa perfeita aos olhos das pessoas e era assim que eles levavam a relação deles. Pelo menos, até Boot aparecer.

  A Última Carta de Amor, Jojo Moyes
"Em algum lugar deste mundo há um homem que a ama, que entende quão preciosa e inteligente e boa você é. Um homem que sempre a amou e que, por mais que tente evitar, desconfia que sempre a amará."

Boot, na verdade, é um apelido que Anthony O’Hare ganhou, ao desenrolar da história, por Jennifer. Um jornalista que, por acaso, vai parar na casa do casal após realizar uma entrevista com Larry e se encontra com Jenny pela primeira vez. 

O romance que se inicia a partir desse encontro flui naturalmente e as cartas ou, até mesmo, bilhetes que os dois vão trocando são, sem dúvida, o ponto alto da leitura. E, mesmo com algumas atitudes irritantes, Jennifer toma outra super corajosas, o que a fez ganhar minha simpatia após um tempo.

  A Última Carta de Amor, Jojo Moyes

Como fiquei meio confusa ao ler a sinopse e iniciar a leitura, vou esclarecer um pouco sobre a relação passado-presente que nos é apresentada. 

Na mesma época em que Jennifer e Anthony se encontram, ela sofre um acidente de carro que a faz perder a memória e isso, obviamente, atrapalha o que eles estavam prestes a viver e deixa a protagonista super confusa. O livro é dividido em três partes e, pelo menos nas duas primeiras, acompanhamos capítulos sobre antes e depois do acidente aleatoriamente.

  A Última Carta de Amor, Jojo Moyes
“Goste dele, se precisar, meu amor, mas não o ame. Por favor, não o ame.
Egoisticamente seu, B.”

Já na terceira, acompanhamos melhor a vida de Ellie, uma mulher que conhecemos anteriormente no prólogo e que também está envolvida com um homem que não deve, mas quatro décadas separam sua história e a de Jennifer. O que liga essas relações, após mais de quarenta anos é, nada mais, nada menos, que uma carta.

É inusitado, emocionante e revelador porque, ah, gente! Onde estão as longas (ou curtas mesmo) cartas de amor escritas à mão de antigamente? Reduzidas às mensagens de texto sem personalidade? Seguimos de perto as histórias dessas duas mulheres e podemos sentir a diferença.

  A Última Carta de Amor, Jojo Moyes
"Ter alguém que nos entenda, que nos deseje, que nos veja como uma versão melhorada de nós mesmos é o presente mais incrível. Mesmo que não estejamos juntos, saber que, para você, eu sou este homem é uma fonte de vida para mim."

Sou fã da escrita da Jojo porque esse livro não chegaria muito longe se a história nos fosse apresentada de forma diferente. Cada detalhe desenvolvido pela autora é cheio de romantismo e nos envolve até a última página. Na verdade, principalmente nas últimas páginas. Em meio a encontros, desencontros e tantos outros obstáculos impostos aos personagens.

  A Última Carta de Amor, Jojo Moyes
  A Última Carta de Amor, Jojo Moyes

     *Crédito das fotos para Jen

Acompanhe o blog também pelo facebook | instagram ♥


Escrito por: Lisete Reis


 

8 comentários:

  1. Me apaixonei pela escrita da Jojo em "Como eu era antes de você" e acredito que sejam grandes as chances de eu amar este livro também, afinal, como não amar cartas de amor, né!?
    PS: que fotos lindas!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Alice. Como não? :)
      Espero que curta a leitura e possa me contar depois o que achou! Agradeço o elogio das fotos pela Jen. <3 <3 Beijoss

      Excluir
  2. Já amo a Jojo por conta de "Como eu Era antes de Você" e todos falam super bem deste livro.
    Já quero.
    Adorei as fotos e os quotes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Eu Era Antes de Você é maravilhoso, apesar de <\3, né? Sofremos um pouquinho com A Última Carta de Amor também, mas não há frustrações. Espero que consiga ler em breve, Léa. Um beijo e obrigada :)

      Excluir
  3. Oi, Lisete! Tudo bem? Adoro cartas, mas odeio adultério! rs Mas os seus comentários foram tão positivos e a premissa do livro é tão legal que eu fiquei com um certo interesse em ler a obra. A escrita da Jojo parece ser tão gostosa e eu espero gostar dela também! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony! Tudo ótimo.
      Acho que ninguém gosta de ler sobre traição, né? haha Mas nesse livro ela fez a protagonista descobrir o amor. Sem falar que o marido traido era um canalha! Acho que vale a pena dar uma chance à Jojo, espero que não se arrependa. :)
      Abraço

      Excluir
  4. Olá,
    Eu só li um livro dessa autora, que por sinal gostei muito, mas depois não procurei nenhuma outra obra dela para ler. Mas gostei da resenha =).
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês.
      Que legal que conheceu outro título por aqui, espero que curta se der uma chance. Eu adoro a Jojo! <3
      Beijos e obrigada :)

      Excluir

Nos conta sua opinião. ♡ Assim que podemos, publicamos e respondemos todos os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

https://twitter.com/maccieirahttps://www.instagram.com/jennifermacieira/https://www.flickr.com/photos/113227884@N07/



https://www.instagram.com/lisete_reis/https://www.flickr.com/photos/153046504@N02/

Facebook

Instagram

Youtube

Newsletter

Publicidade

Booking.com