5 de agosto de 2015

Tempo de Pipa

Ainda que o nome do lugar não esteja diretamente relacionado às pipas que vemos no céu, é impossível não associá-lo à leveza, liberdade e beleza que estas transmitem. ♥

A Praia de Pipa é, absolutamente, um lugar especial, com paisagens lindas e uma simplicidade rara em tempos de um turismo que insiste em modificar a natureza. Ela está localizada no município de Tibau do Sul, em Rio Grande do Norte, mas é quase reconhecida como um local à parte, pois, como o balneário que é, abrange um vasto conjunto de praias afastadas do centro de Tibau do Sul.

  Praia de Cacimbinhas | Pipa - RN
  "De onde você é?"

Assim que chegamos, paramos algumas vezes para pedir informações e a primeira coisa que me chamou atenção foi a mistura de culturas presentes ali, algo que continuou me surpreendendo o tempo todo. Sempre que parava para prestar atenção em alguém ou um grupo específico, me admirava ao escutar um sotaque latino-americano, predominando a língua espanhola e italiana.

Se você já esteve em uma cidade turística, deve saber o quanto é incrível presenciar tantas origens diferentes convivendo perfeitamente bem. O lugar se torna lar de todos aqueles que o cativam, e como não se encantar com uma visão dessas?

O mais interessante é que esse pessoal estrangeiro não era apenas turista. Muitos dos que conheci pareciam viver mesmo em Pipa, seja como donos de hotel, restaurante ou guias turísticos.
  Praia de Cacimbinhas | Pipa - RN                                                                                                                    "Vamos onde ventar, menina"
Pipa parecia pertencer a todos e a ninguém ao mesmo tempo, com um clima bem agradável, apesar de simples, ao se distanciar das praias. Para vocês entrarem na atmosfera de quem está passeando na Av. Baía dos Golfinhos, onde é possível achar alguns restaurantes e lojinhas de artesanato, montei uma playlist cheia de surf music, folk e um pouco de reggae também. Algumas músicas eu realmente me lembro de ter escutado lá. Estou falando pra vocês, gente: esse lugar foi só amor. Aperta o play aí!



E falando nesse sentimento lindo, um dos pontos altos de lá é a Praia do Amor. O mar parece estar em sintonia com o clima do local e as ondas quebram em forma de coração na areia. A natureza não é mesmo maravilhosa? Eu voltava para casa feliz da vida depois de ter conhecido essa única praia.
  Praia do Amor | Pipa - RN
  "Onde você tem paixão?"

Mas deixem-me contar um segredo para vocês: o nome não faz jus à praia apenas pelo desenho natural. O homem também quis contribuir para o título de Praia do Amor e construiu uma biblioteca em plena areia. Me digam se não é a ideia mais linda e criativa de incentivo a leitura que vocês já viram!
Se eu tivesse mais tempo na cidade, me juntaria às pessoas deitadas em suas cangas e leria um bom livro. Me senti tão acolhida vendo todos concentrados em suas leituras. ♥ E sabem o que é interessante? O local fica um pouco afastado das barracas de consumo, algo já proposital para proporcionar paz e sossego.

  Biblioteca da Praia (do Amor) | Pipa - RN
                                                                                                                            "No tempo da preguiça"

O vento forte leva todas as preocupações embora e o mar também não está para brincadeira. Pelo menos durante o período em que eu estive lá, não achei próprio para banho, mas isso não impede ninguém de apreciar a vista. Para quem surfa, não tem coisa melhor.
Duas noites foram o suficiente para me deixar louca para voltar. Se, assim como eu, você só tem um fim de semana, por exemplo, para curtir esse paraíso, não pense duas vezes: vale a pena! Em um dia inteiro, consegui ir nos principais pontos, como a Praia de Cacimbinhas, Praia do Centro, Praia do Madeiro, Praia do Amor e o Chapadão.
 Chapadão | Pipa - RN
"Vamos no espalhar sem linhas"

Neste último, conseguimos tirar várias fotos divertidas e engraçadas graças ao Daniel, um mocinho muito simpático que está sempre por lá ajudando a galera. Ele tirou na nossa câmera mesmo e a gente que ditou o preço. Caso alguém por aqui dê uma passadinha em Pipa, não esquece de procurar ele, hein? 
Entre os lugares a que me referi, só não deu tempo de curtir muito cada parada por conta do tempo, mas o fato de que todas as praias estão localizadas bem abaixo do nível da cidade também não ajudou. Muitos e muitos degraus aguardam aqueles que querem sentar e relaxar nas praias de Pipa, o que pode ser desanimador para algumas pessoas. Minha família mesmo não quis encarar todas elas. Só descemos todos os degraus na Praia do Amor, apreciando as outras como podíamos, ainda que apenas lá do alto.
  Praia do Madeiro | Pipa - RN
                                                                                                            "Ver o mundo girar de cima"

Acho que o único ponto turístico que deixamos de ir foi o Santuário Ecológico, um local cheio de trilhas e mirantes onde é possível observar os golfinhos e desovas das tartarugas (sem precisar fazer o passeio pago de barco) quando se está na época certa. O problema é que a menor trilha, que leva a um mirante da Praia do Madeiro, duraria mais de uma hora e ainda tínhamos muito o que conhecer, sem falar que já tínhamos parado em alguns mirantes de carro mesmo. Uma pena para mim, que gosto muito desse tipo de programação.

  Mirante do Madeiro | Pipa - RN
"O dia vai raiar pra gente se inventar de novo"

Para você que caiu de pipa paraquedas nesse post e está aí pensando como eu vim parar nesse lugar perfeito, vou explicar: essa foi a primeira parada de uma road trip que resolvi encarar com minha família nesse inverno ensolarado do nordeste. Ainda tem muita coisa legal para mostrar! Fiquem de olho aqui, nas nossas redes sociais e, se quiserem entender um pouco melhor, é só dar uma olhada no post que fiz antes de cair na estrada.

Para quem gosta de encarar as estações com seriedade, a Jen está em Gramado agora e em breve, trará um pouquinho do inverno de lá para vocês! Ela falou sobre isso aqui.

  Praia de Cacimbinhas | Pipa - RN
                                                                                                                                 "Odeio despedidas"
Alguém aí já esteve em Pipa ou ficou com vontade de conhecer?

O post ficou enorme, mas está proporcional ao amor que senti por esse lugar.
Um beijo!
Lis
p.s. para os curiosos: os trechinhos que espalhei pelas fotos fazem parte da música Tempo de Pipa, que dá título ao post, composta pelo Cícero. ♥ Não tem relação direta com o lugar, a não ser pelo nome e a letra significativa.

{UPDATE}

Outros posts dessa road trip já foram publicados:

Acompanhe o blog também pelo instagram | facebook 


Escrito por: Lisete Reis


 

10 comentários:

  1. Oi Lisete!
    Ahh que lindo *-* Eu fui a Natal, mas não pude ir a Pipas. Tenho planos de voltar esse ano e conhecer *= Assim espero ne ^^ Vamos ver. Mas amei as fotos. Ficaram lindas.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David! Eu já estive em Natal também. É muito legal, né? O passeio nas dunas foi um dos mais divertidos que já fiz! Na época, também não pude passar em Pipa, mas deixa eu te falar que vale a pena voltar e conhecer. <3 Espero que consiga! Muuuito obrigada! Abraços :)

      Excluir
  2. Olá, tudo bom?
    Eu já ouvi falar muito em Pipa e realmente o nome caiu definiu muito bem o lugar, pelo que vi nas suas fotos. Um verdadeiro paraíso esse lugar. E o mar faz tão bem, não é?
    Adorei as fotos.
    Já conheceu a Bahia, Salvador e Morro de São Paulo?
    São lindos também.

    Abraço.
    =)
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego. Tudo bem! :) O mar é maravilhoso mesmo. O mais legal é que, em cada lugar, ele se apresenta de uma maneira diferente. Em Pipa, não importa se você vive mais no centro ou no litoral, todo mundo fica encantado com ele. Que bom que gostou das fotos. <3 E ah, AINDA não conheci os lugares que você mencionou! Mas o Brasil todo está nos planos, hahaha. Abraço!

      Excluir
  3. Olá!

    Apesar de eu não curtir muito praias, mas tenho que admitir que essa praia é linda demais! As suas fotos são de encher os olhos e a vontade de ir, mas ao mesmo tempo, dá vontade de não ir pra ação do homem não estragar tanta beleza natural. Parabéns pela viagem!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila! Que bom que consegui te estimular, nem que seja um pouquinho. Acho que esse lugar merece ser apreciado. ❤ Felizmente, como eu comentei no post, o turismo parece não afetar a simplicidade do local. Pelo menos por agora, pode ir sem medo! E obrigada! :)

      Excluir
  4. Que lindo esse lugar, Lis! Não conhecia, mas as praias parecem ser incríveis e daquele jeito que eu gosto, calmas e sem muitas mudanças do homem. Nessas horas que a gente nota como a natureza faz coisas perfeitas, né? Quero muito conhecer essa Praia do Amor, adorei a ideia da Biblioteca! heheh ia passar horas lá aproveitando o ~clima~ do lugar. Espero que sua viagem seja super boa! ^^
    Beijos!
    Isa.
    Portal dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! <3 Quando sai de lá, parece que isso ficou ainda mais claro, porque fui pra Fortaleza e deu pra sentir a mudança brusca, sabe? Praias tumultuadas, cenário completamente diferente. Fico muito feliz que o blog possa introduzir lugares tão legais e escondidinhos quanto Pipa, espero que você possa conhecer um dia. E ah, eu já voltei de viagem! Foi ótima, Isa, obrigada! Depois volto com mais posts falando sobre ela.
      Beijos!

      Excluir
  5. Ai, fiquei com vontade de ir com sua descrição (e empolgação kkkk), e olhe que detesto praia e sol kkkkkkkk a biblioteca <3333 pelo visto ainda há esperança para a humanidade! Kkkkk a sua playlist foi legal também :) beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nati. <3 O clima nessa época que eu fui tava perfeito pra quem detesta o sol, nem muito quente nem nublado, sabe? Só aquele vento gostoso. E sim! Ainda há esperança! Pensei o mesmo, hahaha. Beijos!!

      Excluir

Nos conta sua opinião. ♡ Assim que podemos, publicamos e respondemos todos os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

https://twitter.com/maccieirahttps://www.instagram.com/jennifermacieira/https://www.flickr.com/photos/113227884@N07/



https://www.instagram.com/lisete_reis/https://www.flickr.com/photos/153046504@N02/

Facebook

Instagram

Youtube

Parceria

Newsletter

Publicidade

Booking.com