29 de abril de 2015

Por que amar versões acústicas

Oi, gente!

O título é sugestivo, então vocês já sabem que vou falar sobre uma paixão, praticamente, universal: música. Como já comentei por aqui, sou uma bisbilhoteira do youtube nesse quesito, porque gosto de sair escutando o que tiver de diferente, principalmente no cenário folk/indie/rock alternativo, e quando acontece de eu esbarrar em alguma canção realmente legal, duas coisas são de praxe: a primeira é que eu vicio e escuto até enjoar - o que não acontece tão cedo - e a segunda é que vou atrás de sua versão acústica.

Esse tipo de som nos dá a oportunidade de enxergar os artistas por outro ângulo, um mais intimista e verdadeiro, sem a amplificação a qual estamos acostumados, o que, pra mim, pode funcionar como uma prova, que me diz se aquela banda ou cantor é realmente tudo aquilo que eu achava. 

Assistir a performance de alguém que eu admiro dessa forma, ainda mais se a letra da canção for significativa, costuma me deixar sob um efeito hipnótico. Dependendo da música e da interpretação, pode ser mais emocionante que a original, vocês não acham?

Se vocês curtem o mesmo estilo que eu, aposto que vão gostar de alguns vídeos que reforçaram minha admiração por suas respectivas bandas e versões acústicas em geral. Pra quem não curte tanto, eles podem ser considerados motivos para um novo olhar.

Young the Giant - Apartment

“I hit the sidewalk
and this is how it starts” 


Esse vídeo me encanta não só pela concentração do vocalista, mas pelos outros músicos, que tocam os instrumentos super bem. Quando eles chegam no refrão e o ritmo muda sutilmente é amor. Adoro Young the Giant.

Arctic Monkeys - Do I Wanna Know?
“There's this tune I've found
that makes me think of you somehow
and I play it on repeat 


Quando eu penso que encontrei a perfeição em forma de música depois de escutar a versão original, eis que eu acho a do vídeo acima e: uau. O suspiro do Alex no final é um espelho da reação de quem assiste.

O engraçado é que as músicas de Arctic tendem a ficar muito boas de todo jeito, mas uma em particular, Crying Lightning, eu curto bem mais a versão acústica, o que seria perfeito pra o tema do post! Pena que só encontrei vídeo dela sem a performance em si, sabe? Só o áudio. Então, quem tiver curiosidade, é só clicar aqui.

One Republic - Secrets

Don't need another perfect line, 
don't care if the critics never jump in line 


Essa banda, provavelmente, é a mais conhecida da minha seleção, ou pelo menos a que é conhecida há mais tempo, então vocês podem ter escutado essa versão antes. Ela é bem parecida com a original, mas amo o fato de eles usarem instrumentos incomuns, como violino, e bater palmas para compor a música. 

The Lumineers - Stubborn Love
It's better to feel pain
than nothing at all 


Opa, mais improvisos! Amo/vivo para isso. O vídeo amador não favoreceu muito a voz do vocalista, mas o ambiente transmite proximidade com o público e ainda rolou uma interação no final, através das chaves. Desde que vi, fiquei doida pra presenciar um show tão intimista! 

Tom Odell - Another Love

I wanna sing a song, that'd be just ours 
but i sang them all to another heart 




*pausa para a angústia passar*

Essa canção é heartbreaker, mas linda. Acho o Tom super emocionante em suas performances. Depois que vi/escutei Can’t Pretend, estou de olho em tudo que ele faz! Só não coloquei no post porque é o tipo de música que você precisa conferir do jeito que ela é (clica aqui!).

The Neighbourhood – Sweater Weather
Head in the clouds,
but my gravity centered 


Pra finalizar, eu dei uma enrolada, porque eles usam uns instrumentos elétricos no vídeo, hehehe. Mas não deixa de ser uma versão mais calminha dessa música, que aliás, eu gosto muito. Acho a voz do Jesse magnética.

Então, o que acharam? Vocês curtem músicas assim de vez em quando? Fico frustrada por não ter versões acústicas de músicas que ouço bastante, mas quem sabe um dia... Sempre estou atenta à esses canais de rádio, hahaha. Quem tiver sugestões de vídeos, estou aceitando nos comentários!


Beijos, 
Lis.


ps. fico devendo um post sobre músicas/bandas nacionais, descobri algumas tão amoooor esses tempos!

                   Acompanhe o blog também pelo twitter | facebook | instagram | flickr <3


Escrito por: Lisete Reis
Arquivado em


 

4 comentários:

  1. Sério, versões acústicas é o pequeno segredo para meu ritual. Abrir a mente, colocar uma musica de meu agrado onde me faz subir aos céus e descer ao inferno em um piscar de olhos e enfim com word aberto, poder dar continuidade ao meu livro. (risos).
    Poucas musicas fazem me sentir assim, tão livre para enfim, procurar sempre as palavras certas para dizer. *-*

    Ai ai, musica é tudo de bom! ♥

    E aproposito, adorei as indicações e cada explicação das mesmas. *-*

    Bjs, Beatrice.
    ahoradocafeliterario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatrice, é isso aí mesmo viu, nada melhor do que escutar músicas boas e ainda se beneficiar com essas fontes de inspiração! Pra mim, o som do violão, da letra mais clara e próxima da gente, é de encher os ouvidos. <3 Tudo de bom mesmo! E que legal que você gostou do post, eu adorei falar sobre esse assunto, não sei nem porque não o fiz antes! Beijo. :)

      Excluir
  2. Você nem precisava de porquês, amo versões acústicas <3 Alex Turner e Tom Odell são vida, e vê-los com essa empolgação é tão lindo! Amei as outras indicações, principalmente Young the Giant (que já fui fuçar no youtube), então obrigada! Kkkkkkk Pode sempre fazer posts assim, minhas playlists agradecem :) beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Young the Giant: conheça, ame, escute sempre. <3 <3 <3
      Que bom que gostou, Natinha, pode ter certeza que farei! Kkkkkkk adoro compartilhar músicas, ainda mais quando elas são um pouco desconhecidas, porque é um meio do pessoal descobrir e curtir tanto quanto eu! Beijos e obrigada tambémm :)

      Excluir

Nos conta sua opinião. ♡ Assim que podemos, publicamos e respondemos todos os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

https://twitter.com/maccieirahttps://www.instagram.com/jennifermacieira/https://www.flickr.com/photos/113227884@N07/



https://www.instagram.com/lisete_reis/https://www.flickr.com/photos/153046504@N02/

Facebook

Instagram

Youtube

Newsletter

Publicidade

Booking.com