2 de fevereiro de 2015

São Paulo: primeiras impressões

São Paulo

Para inaugurar nossa coluna de viagens (a qual espero que fique cheia rapidinho ♡), vou sugerir algumas programações e avisá-los sobre outras que eu poderia ter deixado passar nessa cidade acelerada, mas adianto que eu amo o ritmo de São Paulo, a organização, o transporte público e o fato de que existe uma livraria a cada esquina. Aos que já estão acostumados, desculpem a empolgação dessa garota de Maceió.

Minha primeira vez em Sampa foi com meu irmão mais velho e, durante uma semana, parece que conheci o máximo de lugares possíveis. Já na minha segunda ida, tive que ser mais cautelosa e diminuir um pouco o ritmo para incluir minha família inteira no roteiro de passeios, o que nos fez ter que estabelecer certas prioridades.

Estação da Luz - SP

Estação da Luz: bem próxima ao Museu da Língua Portuguesa e à Pinacoteca


Correndo o risco de parecer previsível devido ao meu evidente amor pelas palavras, um dos melhores momentos de ambas as viagens foram as visitas ao Museu da Língua Portuguesa. As exposições do primeiro andar são temporárias, enquanto as do segundo são fixas, mas o que me chamou atenção mesmo foi o terceiro e último andar. Nele está localizada uma pequena sala de cinema e a Praça da Língua, que me encantou profundamente. 

Estar ali, vendo aquelas poesias, transformou aquele lugar no meu favorito no mundo até então. Fiquei tão impressionada pela forma com que os poemas se uniam e ganhavam forma e significado, que não consigo explicar com clareza a beleza do que percebi ali dentro. Você tem que sentir. A maioria deles, descobri já ter em mente, porque tive vontade de continuar os versos por mim mesma diversas vezes, mas a sensação de familiaridade me foi completamente estranha. Eu não imaginava que tinha isso em mim e eu suspeito que a descoberta fez dessa meia hora a mais bonita de toda a viagem, tanto da primeira vez em que estive lá quanto no retorno.

Museu da Língua Portuguesa

Bem pertinho do museu está a Pinacoteca, mas não tive a oportunidade de entrar lá. Uma fila ENORME preenchia a rua com pessoas que ansiavam por ver a exposição das esculturas gigantes. Eu não esperava por isso, mas deveria ter imaginado que uma exposição tão famosa geraria certo burburinho. Depois dessa, sempre vou achar recomendável se programar e chegar cedo para não perder a chance de conferir outros eventos futuramente, coisa que eu não fiz dessa vez nem no ano anterior - quando eu nem procurei saber de fato.

Falando em programações culturais, posso citar o MASP também. Lá eu tive a chance de conferir obras famosas no mundo inteiro, de impressionar qualquer amante da arte, mas devo admitir que a minha paixão maior foi o Museu do Futebol. Eu não posso negar isso. Ele fica na Arena Pacaembu e, para quem anda só de metrô, como eu - que não confia em si mesma para pegar ônibus numa cidade enorme e desconhecida -, é preciso andar muito um pouco, mas cada minuto lá dentro vale a caminhada.

Eu não sou nenhuma fanática por futebol, mas gosto e entendo o suficiente para ter ficado encantada lá dentro. Há vários espaços interativos que proporcionam alguma diversão e contam as histórias de vários clubes do Brasil, inclusive dois rivais de Maceió bastante conhecidos por aqui, além de partidas e jogadores importantes. Eu adorei e não vejo a hora de voltar, quem sabe levando a Jenny comigo. (Amiga, você ia pirar, no melhor dos sentidos. ♡)

Arena Pacaembu
                                                                   Não pode tirar foto dentro do Museu! :/ Essa é a vista da Arena Pacaembu.

Na viagem com a minha família, meu irmão são paulino acabou nos levando para o tour do Morumbi, que também acabou sendo interessante, mas, nesse caso, acho que só vale mesmo para quem é torcedor do time, porque o passeio fora do estádio se limita à coisas do clube.

Morumbi

De toda forma, nos divertimos. Olhem só por onde passamos para conhecer o caminho que os jogadores fazem até chegar ao campo. E ainda tivemos direito a trilha sonora da torcida!

Morumbi - SP

Morumbi - SP

Dependendo do local em que você está e como você vai andar pela cidade, há muito para ver e fazer. Além de ter assistido a peça de teatro mais linda que já tive a chance, na Fiesp, totalmente gratuita, conheci ótimos restaurantes mexicanos, uma feira de antiguidades que acontece aos sábados em Pinheiros e um dos picolés artesanais mais gostosos.

Não, não estou falando das paletas mexicanas. O nome é Me Gusta e se tornou a sobremesa mais solicitada por meus pais, que conheceram – e se apaixonaram – pelo food truck do Butantã aos domingos. Eles foram sem mim, já que eu estava ocupada fazendo uma prova, mas depois acabei conhecendo sua sede pertinho da Paulista e entendi exatamente do que eles estavam falando. ♡

Também amo de verdade a grande quantidade de parques que há na cidade, como o Trianon, bem em frente ao MASP, o Jardim da Luz e o Ibirapuera. Apesar da minha total falta de habilidade em qualquer meio de transporte que exija equilíbrio, sempre me sinto muito bem perto da natureza, ainda mais em meio ao caos que a cidade pode aparentar às vezes.

Ibirapuera
Ibirapuera
De longe, você pensa que essa bicicleta foi meu amorzinho durante os passeios, mas: não.

Do Trianon, eu ainda guardo uma lembrança especial. Nele eu dificilmente parava, mas ele sempre esteve no meu caminho para várias das programações que eu citei, inclusive durante um dos episódios mais engraçados que já passei com a minha família durante uma viagem. Fizemos uma corrida maluca do nosso apartamento até a Fiesp, cinco quadras subindo a ladeira, faltando pouquíssimos minutos para a peça que eu mencionei começar. 

Após passar o dia inteiro conhecendo mais da cidade, chegamos no apartamento em cima da hora e ainda decidimos tomar um banho antes de ir. Para que, eu não sei, porque eu juro que achei que minha mãe fosse desmaiar, de tanto rir e de tanta falta de ar! Parecíamos malucos nas ruas de São Paulo quando avistamos o Parque Trianon e cruzamos a rua à esquerda. Conseguimos chegar sendo um dos últimos grupos na fila, mas a melhor parte foi perceber que O Homem de La Mancha não valeria nada menos que isso. ♡ 

No próximo post, a Jen deve falar um pouco sobre o Ibirapuera (onde eu curti um tempo com o meu irmão, brigamos, fizemos as pazes, pagamos alguns micos, etc), mas eu já volto para continuar falando sobre as minhas andanças. Devo mencionar em breve aquelas tais programações que eu abriria mão facilmente!


*Fotos e informações de dez/2013 e dez/2014

Um beijo,
Lis

{UPDATE}

Outros posts já publicados:

Acompanhe o blog também pelo facebook | instagram 


Escrito por: Lisete Reis


 

4 comentários:

  1. Um lugar que eu nunca fui é São Paulo. Gostaria muito de conhecer, e gostei muito dos pontos turísticos que você mostrou. Esse blog ta lindo :) e Já estou seguindo.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Kelly! Apesar de toda a correria da cidade, dá pra fazer muita coisa legal.
      Beijos!

      Excluir
  2. É legal saber que tem coisas boas em outros lugares, e com essa descrição super empolgada dá vontade de conhecer tudo kkkkkkkk! A parte mais legal: comidas <3 Aceito recomendações de restaurantes e afins de todo lugar, vai que um dia eu vou e já sei onde tem comida boa? Agradeço por conhecer um pouquinho por vocês :) beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendações (e comidas kkkk) <333 Elas são um processo contínuo de amor: você absorve as de outras pessoas, aproveita na sua viagem, descobre coisas novas e aí compartilha pra mais gente ser feliz com sua experiência (ou pelo saber o que esperar). Eu que me sinto agradecida pelo pessoal que vem aqui no blog e ajuda a manter essa corrente! Obrigada, Nati. Beijos :)

      Excluir

Nos conta sua opinião. ♡ Assim que podemos, publicamos e respondemos todos os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

https://twitter.com/maccieirahttps://www.instagram.com/jennifermacieira/https://www.flickr.com/photos/113227884@N07/



https://www.instagram.com/lisete_reis/https://www.flickr.com/photos/153046504@N02/

Facebook

Instagram

Youtube

Parceria

Newsletter

Publicidade

Booking.com