6 de fevereiro de 2015

Eleanor & Park | Resenha

A autora fez um post com músicas que a ajudaram a escrever o livro e eu não resisti a colocar uma playlist aqui, porque eu me apeguei a várias e levando em conta as letras das canções, parece que estamos escutando a história do casal principal. Através delas é possível perceber momentos fofíssimos, divertidos e outros bem tristes também, é só clicar. 


Sobre o enredo, preciso dizer: Eleanor & Park se tornou uma das minhas melhores leituras do ano passado. Na noite em que comecei a lê-lo, confesso não ter dado muita importância, mas quando os personagens começaram a interagir, não necessariamente com palavras, o livro ganhou ritmo e eu facilmente terminei a leitura, ainda com vontade de ler mais.

Tanto suas personalidades quanto suas características físicas os tornam inusitados e marcantes. Eleanor é uma garota ruiva, de cachos rebeldes, um pouco acima do peso, que possui um jeito bem particular de se vestir. 

Ela é nova na escola, assim como no ônibus escolar, e é lá que ela conhece Park, que não é muito popular, nem tem muitos amigos, mas consegue se virar muito bem e não é importunado pelos valentões, porém, Park vê essa realidade mudar quando Eleanor entra no ônibus, um alvo fácil para os tais.  

Não que ele esteja interessado em ser amigo da aluna nova, que já parece ter ganhado a antipatia da turma, mas, muito relutantemente, acaba cedendo o lugar ao seu lado à menina a fim de evitar maiores problemas para ela e é partir daí, ainda que de forma lenta, que os dois me conquistaram. 

O que os une inicialmente são os quadrinhos, os quais ela lia sobre o ombro de Park quando achava que o garoto não estava olhando, mas outro elo de ligação importante são as músicas e ambos compartilham essa paixão, mas não pensem que assim que eles se identificaram o romance surgiu. Eles se envolvem cada um no seu tempo e nós acompanhamos o avanço, algo que está diretamente relacionado com a troca constante de ponto de vista entre os dois. Gostei muito da forma como a autora o fez. Me peguei sorrindo várias vezes ao ler algo que Eleanor e Park pensaram em um mesmo momento. 

A cumplicidade é perceptível o tempo todo, principalmente quando Park começa a perceber algumas limitações materiais de Eleanor e tenta ajudá-la como pode. Ela tem sérios problemas familiares que justificam isso e seu modo de vestir, então ele acaba se tornando um verdadeiro amigo para ela, acima de tudo.

Percebam que eu estava dando ênfase ao lado positivo do livro, mas agora vocês devem ter notado um teor mais conflituoso. Eleanor passa por situações bem difíceis no decorrer da história, especialmente devido ao seu padrasto e a passividade e dependência de sua mãe em relação a ele. Seu personagem consegue ser odioso de muitas maneiras e se torna motivo de um final que me deixou sem palavras. 

(Onde estão as últimas páginas do meu exemplar, eu não sei. Devem ter se perdido no caminho.) </3

Acompanhe o blog também pelo instagram | facebook  ♥


Escrito por: Lisete Reis
Arquivado em


 

48 comentários:

  1. Haha concordo com tudo que você disse, me senti do mesmo jeito quando li! O final também não me agradou muito, mas acho que durante o livro inteiro a autora quis transmitir a realidade, e o final não deixou de ser diferente. Nem sempre a realidade é como queremos que seja, né :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Um Caso Perdido", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Carol, uma pena.
      E o livro não perdeu sua qualidade pelo desfecho, adorei conhecer a escrita da autora! <3

      Excluir
  2. olá Lisete, Há tempos vejo esse livro nas rede sociais. A capa não é a oitava maravilha do mundo, na minha opinião, e me deixei julgar por ela. Não esperava uma enredo tão marcante. gostei da dica, pelo visto estou deixando passar uma excelente leitura. bjs
    Eykler
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eykler, eu acho essa capa linda! <3 Se resolver dar uma chance, espero que goste do conteúdo tanto quanto eu.

      Excluir
  3. Ola, prazer conhecer seu blog !
    Tenho lido algumas resenhas a respeito desse livro fofo, o bacana que as opiniões são parecidas mas cada uma cita algo a mais que me dá muita vontade de ler , mas cadê o tempo heim ? Vou incluir na minha listinha pq parece uma história muito boa, e essa trilha sonora ? Que show, fiquei aqui ouvindo todas e navegando na net, visitando outros blogs rsrsrs
    muito boa sua resenha, beijoks

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzi, o prazer é meu em recebê-la! :)
      E inclua sim. Eu, particularmente, acho que vale a pena! Fico feliz que tenha gostado da resenha e da trilha! <3 Também costumo escutar enquanto faço outras coisas, rs.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Lis, adorei sua resenha. Confesso que também não fui atraída pela capa do livro, mas sua resenha me deixou no mínimo curiosa. Lindo seu site, parabéns! Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle! Eu adoro esse capa, acho ela super lindinha e fofa, mas respeito a opinião de vocês e acho que o conteúdo vale a pena! Obrigada pelo elogio! Beijinhos :)

      Excluir
  5. fiquei encantada com a resenha, achei a ideia da autora de dividir as muscas que a ajudaram excelente

    BEIJOSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A muito tempo quero ler esse livro, só me falta o dindin.
    Agora fiquei super curiosa do que vc falou do final.
    Não sabia que tinha continuação.
    Amei sua resenha ;)
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, que eu saiba, não vai ter continuação! :(
      Comentei na resenha que queria muito que tivesse, porque a história é muito boa e acabou com aquele gostinho de 'quero mais', sabe? Infelizmente, parece que esse será nosso único contato com Eleanor e Park...
      Mas obrigada!

      Excluir
  7. Oi, Lisete! Será que eu sou a unica pessoa no mundo que leu esse livro e não gostou? uhaahuuh Eu também estou procurando as ultimas páginas do meu exemplar. Quando eu terminei de ler o livro fiquei com muita raiva da sociedade, por ter condicionado a situação em que os dois se encontravam, por ter dado tudo errado no fim. As vezes acho q esse livro trata mais de uma crítica a vida injusta pra pessoas que não merecem do que um livro de romance.
    Beijos
    www.tempodeopinar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel! Acontece comigo o tempo todo de não gostar de livros que a galera parece amar! Normal, rs. Sobre esse em particular, creio que a autora camuflou a crítica em meio ao romance... É realmente muito injusto o que acontece e revoltante! Mas pior que poderia, facilmente, ser a vida de alguém comum retratada no livro, sabe? Acho que ela cumpriu seu objetivo por fazer a crítica de forma tão sutil e envolvente.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Lisete!
    Esse livro tinha tudo pra ser top pra mim, mas concordo, o final deixou a desejar um pouco. Achei MUITO aberto. Para um livro solo, acreditei que precisaria que as coisas tomassem um rumo mais fixo no final. Além disso, as atitudes da Eleanos, no final da obra me decepcionaram um pouco, levando em consideração que ela amadureceu, mas não enfrentou o padastro ou buscou salvar a familia :( Sei la. A situação era complicada, mas eu no lugar dela teria sentido essa obrigação de agir, de alguma coisa. Não ia abandonar do nada aqueles que amo.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David! Concordo com o que você disse e eu acho que também não agiria daquela forma, mas, ao mesmo tempo, entendo o 'egoísmo' dela, já que a mãe relutava em deixar aquele homem horrível. :/ A autora realmente podia ter escrito um outro rumo para o livro...
      Abraço!

      Excluir
  9. Eleanor & Park! <3
    Muito amor envolvido em um livro só!
    Li esse livro, me APAIXONEI, e já comprei os outros dois da autora: Anexos e Fangirl!
    Espero que seja tão bom quanto!
    Beijão
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou super ansiosa pra conhecer outras obras da Rainbow. :)
      Beijo!

      Excluir
  10. Eleanor e Park é um livro que a muito venho querendo ler.
    Por ser muito bem falado, isso aumenta minha curiosidade, e o que me chama mais atenção é o fato de ser narrado pelos dois, porque AMO livros assim!
    Ainda não conhecia a playlist e amei conhecer, sua resenha ficou ótima, amei!
    Beijossss,

    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes, intercalar os pontos de vistas não funciona muito pra mim, mas, nesse livro, fez toda uma diferença positiva.
      Obrigada, Gab! Beijos!

      Excluir
  11. Quero TANTO ler esse livro, você não faz ideia.
    Eleanor & Park está em tudo quanto é tipo de lista de Melhores do Ano ou algo parecido. Comprei ele ano passado, assim que lançou, mas infelizmente não li até hoje. Espero mudar essa realidade em breve, porque pretendo ler Rainbow Rowell em 2015.

    Beijo,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é comprar um livro estando louca pra ler, mas, depois, acabar deixando ele de lado, rs. Espero que mude mesmo, João! Adorei a escrita da Rainbow, de verdade. <3
      Beijo :)

      Excluir
  12. Menina, preciso dizer: que blog mais fofo!
    Adorei a sua resenha. O jeito como comenta sobre a leitura e intercala com as fotos… Enfim, espero acompanhar melhor.
    Eu estou com esse livro entre os meus TOP DESEJADOS e só não o comprei ainda porque (serei sincera) não teria tempo para lê-lo. Estou correndo atrás do prejuízo de leituras atrasadas desde o ano passado, quando o blog evoluiu muito em parceiras ao mesmo tempo em que adoeci severamente. Perdi os meses de julho a outubro entre evolução da doença, diagnóstico, cirurgia e recuperação. É muito tempo.
    O livro permanece em meu coração… Sem lê-lo, já tenho um espaço reservado para ele (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine, muito obrigada pelos elogios! Fico tão feliz em saber que gostou do blog. <3
      Também estou com leituras atrasadas, porque estudei que nem louca pra o vestibular ano passado, mas seus motivos são muito mais nobres. Sinto muito em saber pelo o que você passou! Realmente espero que você já esteja se sentindo melhor e possa recuperar o tempo perdido, não só em relação às leituras. Quando isso acontecer, não esquece de Eleanor & Park, rs.
      Beijos e melhoras! :)

      Excluir
  13. Oiee ^^
    As últimas páginas do meu livro também desapareceram *-* gostei muuuito desse livro, achei a história tão fofa e triste ao mesmo tempo ♥ É um dos melhores livros que eu já li, e concordo que alguns personagens são muito odiáveis.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh! Esse livro deixa a gente com sentimentos conflituosos, né? Mas também o considero como umas das minhas melhores leituras... Pelo menos entre as do ano que passou!

      Excluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu estou com muita vontade de ler esse livro, já faz um tempo que eu vejo o pessoal comentando a respeito desse livro, e na maioria das vezes são comentários positivos, ele já esta na minha lista de desejados, um dia eu compro ele rsrs

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana, tudo ótimo! :) É importante você perceber que esse não é um livro sobre uma história de amor comum e tem algumas temáticas pesadas, sabe? Mas acho que vale muito a pena, espero que você consiga conferir e não se decepcione!

      Excluir
  15. Oi Lisete tudo bom?
    Nossa fiquei muito curiosa pela historia, ainda mais que você gostou tanto que quer continuação. De inicio achei que achei que seria só historia de "felizes para sempre" mas gosto de um pouco de drama, por isso que ele me chamou atenção!
    Beijos
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol, tudo bem! :) Se você gosta de temáticas mais profundas, essa é uma ótima pedida. O casal se envolve de forma sutil, mas intensa, e é apaixonante. O drama por trás disso, relacionado à família dos dois, também contribui para a complexidade do livro.
      Beijo!

      Excluir
  16. Olá!
    Esse livro está na minha fila de leitura e pretendo lê-lo em breve.
    Sempre li resenhas muito positivas sobre essa história que parece ser marcante e encantadora.
    Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Li! :) Esse livro é muito especial e marcante sim, tanto a partes fofas quanto as mais sérias. Também espero que você não se decepcione e quero ver sua opinião no seu blog! Beijoss

      Excluir
  17. Ola Li eu sou daquelas que está atrasada a conhecer a escrita da autora, leio tantos elogios e ainda não consegui ler nada dela, lendo sua resenha me fez perceber que estou perdendo muito em não ler. To correndo para começar a ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce. :) Só li esse livro da Rainbow, mas gostei tanto! Espero que os outros estejam no mesmo nível, porque mal posso esperar pra conferir. Beijos!

      Excluir
  18. Oiee.

    Nossa que blog lindo o seu! Amei o nome!
    Olha ainda tenho apenas vontade de ler essa obra, pois quero sentir tudo que a autora quis nos passar com seu texto.
    Espero ler logo e gostar até o final

    Beijos Fê
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda, obrigada pelos elogios! *-*
      Também espero que você goste do livro, ele foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Beijos!

      Excluir
  19. Oi, Lisete! Quero muito, muito, muito ler Eleanor & Park. Essa capa é muito linda e a história parece ser encantadora. Li sua resenha escutando a playlist e agora estou ainda com mais vontade rs Achei incrível! Fiquei curiosa a respeito desse final agora :( Espero que não seja muito devastador. Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Finalmente alguém concordou comigo em relação à capa, hahaha. Também acho ela linda e a história é super incomum, vale a pena conferir. E que bom que você curtiu a playlist, algumas músicas ficaram marcadas na minha cabeça e eu relaciono imediatamente ao livro! <3
      Beijos!

      Excluir
  20. Oi Li! Eleanor & Park - Rainbow Rowell está na minha lista agora, eu gostei da sua resenha, gostei dos trechos, da músicas que a autora usou para escrever, e gostei que tem uma parte de drama bem acentuada, vou ler! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! Que bom que gostou da resenha! E ah, o enredo criado pela Rainbow desperta curiosidade mesmo, espero que goste. Beijos :)

      Excluir
  21. Oi ^^
    Adorei o post, a forma como tu desenvolveu a resenha, mesclando com boas imagens e a trilha sonora, me deixaram apaixonada.
    Já o livro em si não despertou minha curiosidade. Parece ser uma leitura legal, agradável, mas não me atraiu :(

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Eu e a Jen estamos mudando a forma de fazer as resenhas aqui no blog e é sempre legal ter um retorno positivo. Muita obrigada! <3 Sobre o livro, eu entendo você, porque cada um tem um perfil literário, às vezes sem nem mesmo perceber... Mas caso mude de ideia, espero que ele possa te surpreender.
      Beijos! :)

      Excluir
  22. Oie, tudo bom?
    Esse livro foi uma das melhores leituras do ano passado e me encantou de uma forma única. A autora conseguiu criar um romance delicado, triste e apaixonante. Impossível não amar esses dois. Ao contrário de você, eu não quero continuação. Esse livro é lindo dessa forma e achei o final coerente com tudo o que foi apresentado.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline, tudo bem! Concordo com você sobre o livro ser coerente e lindo da forma como foi escrito, apenas não pude deixar de imaginar um final alternativo onde tudo dá certo, sabe? Afinal, os personagens não mereciam tal desfecho, apesar de ele ter ajudado a tornar o livro ainda mais realista.
      Beijos!

      Excluir
  23. Olá... tudo bem???

    Estou com esse livro aqui em casa... pretendo lê-lo no mês que vem... porque é uma leitura que quero fazer a bastante tempo... mas menina são tantos livros rs... Adorei a sua resenha e as fotos que você colocou do livro... deu para ter uma noção do que esperar.. xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana! Que bom que você gostou! *-*
      Também estava com vários opções de livros, mas fiquei feliz por ter passado ele na frente, hahaha. Espero que aconteça o mesmo com você, caso faça isso! Beijinhos :)

      Excluir
  24. Primeiro de tudo, adorei as musicas, rsrsrs, e sua resenha tbm claro! Já ouvi falar muito da Rainbow, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada dela
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apegada à essa playlist! <3 Fico escutando ocasionalmente, rs.
      E que bom que gostou da resenha! Espero que consiga conferir, se não esse livro, algum da Rainbow, que tem uma escrita maravilhosa.

      Excluir

Nos conta sua opinião. ♡ Assim que podemos, publicamos e respondemos todos os comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

https://twitter.com/maccieirahttps://www.instagram.com/jennifermacieira/https://www.flickr.com/photos/113227884@N07/



https://www.instagram.com/lisete_reis/https://www.flickr.com/photos/153046504@N02/

Facebook

Instagram

Youtube

Newsletter

Publicidade

Booking.com